
A nuvem é uma metáfora comum para a internet. O fenômeno da web 2.0 tem como um dos componentes importantes a "migração para a nuvem". Isso quer dizer que cada vez mais os dados e softwares deixarão de ser gravados nos computadores desktop, ficando armazenados nos servidores da nuvem, para serem acessados de qualquer computador, mesmo não sendo o seu.
Eu fiz esta migração de tudo que pude usando os seguintes serviços online:
- Aprex: é um serviço completo de escritório virtual desenvolvido no Brasil com calendário, contatos, to-do lists, disco virtual e outras ferramentas. Permite a colaboração e compartilhamento com a equipe virtual. Usamos o Aprex com a equipe virtual do Emotioncard, para fluxo dos arquivos de produção, listas de to-do e eventos e contatos compartilhados.
- Gmail: redirecionei minhas contas de email para ele e sou feliz. Criei contas para que os emails que eu mando através dele saiam com o domínio da empresa ao invés de @gmail.com. Tem um ótimo anti-spam, espaço quase ilimitado, filtros e tags, mas o que eu mais uso nele é a busca em todo o histórico de milhares de emails na velocidade da luz .
- Google Calendar (ou Google Agenda): me fez aposentar o meu Palm Desktop. Tem tudo que um software de agenda como o Outlook precisa ter e, apesar de ser carregado no navegador, é bastante ágil. Agora sincronizo meu palm portátil através de um pequeno programa chamado CompanionLink, assim tudo que tenho do GoogleCalendar vai para o Palm, e tudo que escrevo no Palm vai para a "nuvem"..
- Basecamp: é muito bom para tocar projetos. Ele foca na comunicação entre a equipe, com uma interface muito simples e intuitiva, gerando uma espécie de blog do projeto onde todos participam e se envolvem.
- GoogleDocs: com ele monto textos e planilhas direto no navegador e posso convidar quem eu quiser para ver ou editar o arquivo, e até fazer um chat. Se alguém altera alguma coisa, é possível ver em tempo real. Ele acaba com aquele vai e vem de arquivos anexos, que acabam sendo alterados por várias pessoas gerando uma confusão de versões. A planilha ainda é um pouco lenta de operar e os recursos são mais básicos do que um Word ou Excel, mas atente a 99% das necessidades.
Assim, esse escritório "na nuvem" me permite trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que possua um computador, uma conexão e uma xícara de café.

Um comentário:
Seeing these kind of posts reminds me of just how technology truly is undeniably integral to our lives in this day and age, and I think it is safe to say that we have passed the point of no return in our relationship with technology.
I don't mean this in a bad way, of course! Ethical concerns aside... I just hope that as memory becomes less expensive, the possibility of copying our brains onto a digital medium becomes a true reality. It's a fantasy that I dream about every once in a while.
(Posted on Nintendo DS running [url=http://kwstar88.zoomshare.com/2.shtml]R4i[/url] DS ccPost)
Postar um comentário