sexta-feira, 16 de março de 2007

De casa ao trabalho em 15 passos

Para chegar até minha mesa de trabalho levo exatos 15 passos em 10 segundos, percorrendo o caminho de 13 metros que separa minha casa do meu escritório (que fica aos fundos). A velocidade de 4,7 km/h é mais do que suficiente.

Façamos algumas contas. Vou comparar com o trajeto que fazia na minha vida 1.0. Eram 4 idas e vindas de 5 km em 15 minutos cada, num total de 20km e 60 minutos por dia.

Em um ano de dias úteis isso significava:

- 4.800 km
- 480 litros de gasolina
- R$ 1.032 de combustível
- 240 horas no carro (troque por 10 dias de férias!)

Faça a conta com os seus parâmetros e calcule, não deixando de acrescentar o custo das horas paradas no carro, trocas de óleo, batidas, engarrafamentos, pneus e embreagem desgatados, stress, aspirina para as dores de cabeça, risco de assalto, pedágios, estacionamento. (Ah, e a sua parte no aquecimento global!)

Ao migrar para o trabalho em casa muito disso simplesmente desaparece! Primeiro resultado: sobra tempo. Segundo: você economiza dinheiro.

Claro que ainda ando de carro: para reuniões externas, passeios com a família, coisas para resolver na rua, compras e viagens a São Paulo. Mas no dia a dia substituo trajetos de até 2km por caminhadas ou pedaladas. Há semanas em que tenho que ligar o carro na garagem, pra não ter problemas por ficar muito parado.

Dirigir menos é um benefício da minha vida2.0 .

Um comentário:

Alexandre Piccolo disse...

"claro q ainda ando de carro: pra ir no posto de gasolina, encher o tanque". Ótima matemática do home office.