segunda-feira, 12 de março de 2007

Um dia trabalho de 4 horas?



Fiz o seguinte exercício: listei os horários da minha vida 1.0 (aquela vida normal de quem trabalha em escritórios). Não era um mau horário, das 9:00 às 18:00 com 2 horas de almoço (noites varadas não foram contabilizadas...). A lista segue abaixo:



  • 8:40-9:00 - caminho de casa ao escritório
  • 9:00 às 9:30 - "aquecimento" (liga computador, baixa e lê email, toma café, bate um papinho)
  • 9:30 às 12:00 - trabalho "de verdade"
  • 12:00 às 14:00 - ir para casa almoçar e voltar
  • 14:00 às 14:15 - "aquecimento" pós almoço
  • 14:15 às 16:00 - trabalho "de verdade"
  • 16:00 às 16:30 - cafezinho e conversa
  • 16:30 às 18:00 - trabalho "de verdade"
  • 18:00 às 18:20 - caminho de volta pra casa
São portanto 8h40min (descontei 1h do almoço) dedicadas ao trabalho. Considerando apenas o trabalho "de verdade", temos 5h45min.

Há aspas no "de verdade" pois todos sabemos que não produzimos em 100% de nosso tempo de trabalho (talvez você não esteja agora, está?). Considere os tempos gastos com: conversas particulares ao telefone (é o amor...), navegação à deriva pela web, notícias, orkut, messenger, virus do computador, banco online, youtube, jogo de paciência, discussões políticas e de futebol, problemas pessoais, reuniões infrutíferas, imprevistos, sistemas fora do ar, só pra citar alguns.

Supondo que eu gastava 1/4 do tempo de trabalho com atividades que não tinham nada a ver com trabalho, sobravam apenas 4h20min de trabalho "real", ou seja, somente METADE do tempo que eu disponibilizava para o trabalho era usado efetivamente para trabalhar! E quem leva algumas horas nos trajetos de casa ao trabalho tem índices de "trabalho real" ainda menores que os meus 50%.

Quando mudei pra minha vida 2.0 e comecei a trabalhar no escritório de casa, comecei a sentir algum tempo sobrar. Não gastava mais com a locomoção, as 2 horas de almoço viraram apenas uma, o "conversê" diminui pois não trabalho mais com muitas pessoas juntas, no máximo 1 ou 2.

Tornou-me então possível me concentrar no trabalho por 4 ou 5 horas por dia e dar conta de tudo que dava anteriormente em um dia de 8 horas. O tempo que sobra é meu e decido o que fazer com ele. Talvez invista-o em algum novo projeto, ou gaste no messenger e orkut ou ligando pro meu amor...

Nenhum comentário: