sexta-feira, 16 de março de 2007

Tataravô do trabalho em casa


O home office é considerado um fenômeno moderno que traz a possibilidade de flexibilizar o trabalho e realizá-lo (total ou parcialmente) de casa, afastando-nos da centralização exigida pelos escritórios e fábricas. Mas bem antes dos computadores e das próprias fábricas, na Inglaterra de 1800, os empreendedores e até mesmo o estado se beneficiavam de um sistema de produção baseado no trabalho doméstico: o putting out system (ou domestic system).

Veja só a incrível semelhança: "O trabalho era organizado por um agente que distribuía partes da produção para pessoas ou pequenos grupos, que a realizavam usando suas próprias máquinas, geralmente em suas casas. Os contratados fabricavam ou montavam partes dos produtos, através de um processo altamente descentralizado, utilizando pequenos grupos de trabalho e profissionais altamente qualificados" (extraído do verbete na Wikipedia)

É um relato perfeito, feito há 200 anos, da técnica que uso atualmente para administrar meus negócios de alta tecnologia. A diferença é que hoje o produto é digitalizado e viaja em segundos pelo mundo. Já na Inglaterra do século XIX, a matéria-prima para roupas, fechaduras e até armas era distribuída fisicamente para os grupos de trabalho, e depois recolhida já na forma do produto acabado.

O trabalho em casa antigamente era muito comum. Além de abrigar a família, geralmente a casa também era o local do ofício do chefe dela. Começou-se a sair mais de casa para trabalhar quando a revolução industrial promoveu a concentração dos meios de produção (grandes fábricas e escritórios da lógica industrial) e a expansão dos meios de transporte. Mais tarde os fenômenos do carro, do subúrbio e do american way of life arrancavam as pessoas de casa diariamente para o único local onde o trabalho podia se realizar: fora dela.

O incrível é que ainda hoje muitas empresas, mesmo as da era da informação, acreditam que o único modelo de trabalho possível é o de "cartão de ponto" do século passado. Modernos eram os tataravôs dos ingleses.

Nenhum comentário: